Trajetos:   Trajeto no Brasil   Trajeto na Argentina   Trajeto no Chile   Trajeto no Peru   Trajeto na Bolivia  
 
Página Principal Contato Fotos
 
Pontos Chave do Trajeto  
 

[Cordilheira dos Andes]

A cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul. Ela possui aproximadamente 8000 km de extensão e, em seus trechos mais largos, 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média é em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m.

 

 

[Deserto do Atacama]

O deserto do Atacama está localizado na região Norte do Chile com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais seco do mundo, pois chove muito pouco na região, chegando a permanecer décadas sem chuva. As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia.

Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto, uma delas muito conhecida é San Pedro do Atacama que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2400 metros de altitude.

Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros. Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

 
   
     
 
 

[Salar de Uyuni]

O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departmento de Potosí, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3650 m de altitude.

Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os atuais lagos Poopó e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni.

O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12000 km2 de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca que apresenta aproximadamente 8400 km2. Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10.000 milhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 t são extraídas anualmente. No início de novembro, o Salar de Uyuni também é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Também é um importante destino turístico.

Os flamingos surgem no verão pois se inicia o período de chuvas que deixa o salar coberto de água, ou seja, no verão o salar torna-se um imenso lago com profundidade média de 30 cm. O salar nesse período parece um imenso espelho, sendo que no horizonte o salar se confunde com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o salar fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.

 
   
 

[As Linhas de Nazca]

Os geoglifos, possivelmente tidos como mágicos, constituem-se de imensas figuras de animais (aranha, macaco, pássaro) ou geométricas traçadas no solo plano do deserto, cujas linhas se constituem em extensas esteiras de pedras não muito grandes catadas dos arredores. O curioso é que, de tão extensas que são as figuras, elas não são perceptíveis do solo, mas apenas por vistas aéreas, dando margens a cogitação das razões pelas quais foram feitas e dos efeitos que puderam causar, já que aquela civilização não possuia aeroplanos.

 

 

[Machu Picchu]

A tradução literal significa "velho pico", por vezes designada como a "Cidade Perdida dos Incas", é uma cidade pré-Colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2 057 metros de altitude, no vale Urubamba, actual Peru. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. O lugar foi elevado à categoria de Património mundial da UNESCO, e tem sido alvo de preocupações devido à interacção com o turismo e é um dos pontos historicos mais visitados do Peru.

Fonte: Wikpedia

 
ByTCS