:  Toca da Montanha  :  A Idéia  :  O Pico  :  A Expedição  :  Integrantes  :  Equipamentos  :  Fotos  :  Fale Conosco  : 
 
  O Pico dos 3 Estados  
   

A Serra da Mantiqueira, situada no sudeste brasileiro, é uma formação geológica com quase 500 km de extensão, datada da era Arqueozóica. Compreende um maciço rochoso com grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude. O nome se origina de uma transcrição do tupi "Amantikir" para “Montanha que Chora”, devido à grande quantidade de nascentes, cachoeiras e riachos vistos em suas encostas.

No coração da Serra da Mantiqueira encontra-se uma cadeia de montanhas de menor proporção, denominada Serra Fina em virtude de possuir largura estreita, às vezes inferior à um metro, ao longo de toda sua linha de crista.

 
 

A travessia da Serra Fina, composta por 12 picos de mais de 2.600 m de altitude, é considerada uma das 5 melhores travessias da América do Sul e um dos trekkings mais difíceis do Brasil, por causa de seu relevo acidentado e pela altitude elevada. Contudo, todo o esforço é compensado pela exuberância endêmica encontrada neste trajeto.

Alí encontra-se o Pico dos 3 Estados, elevação com característica peculiar por situar-se exatamente na divisa geográfica dos estados brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao circundar o cume, pode-se dizer que é possível estar em 3 estados do Brasil em apenas alguns segundos...

Coordenadas: 22º 25' 24"S / 44º 48' 48" W